17 de fev de 2015

Dicas de nutrição para atletas

Por que é importante comer as frutas e legumes? Infelizmente muitos atletas tem o hábito de não consumir esses alimentos, no entanto eles são de extrema importância na dieta. As vitaminas e minerais presentes nas frutas, são necessárias para que diversas funções orgânicas consigam ser realizadas, além disso elas são importantes para o funcionamento regular do intestino pois promovem o fornecimento de fibras. Por que é importante limitar o consumo de alimentos que não são naturais? A dieta do atleta deve ser composta por alimentos que sejam os mais naturais possíveis. Os alimentos congelados, enlatados e embutidos devem ser evitados. Muitas vezes torna-se mais prático consumir esses tipos de alimentos, no entanto a saúde do indivíduo pode ser prejudicada mediante o consumo desses alimentos em excesso. O atleta deve buscar consumir alimentos como diferentes tipos de saladas, de preferência feita com vegetais orgânicos, frutas, sucos de frutas, carnes grelhadas, leguminosas e diferentes tipos de carboidratos entre eles os integrais. Como você pode otimizar a sua composição corporal de forma eficaz? Através de uma alimentação balanceada e atividades físicas específicas é possível obter o corpo que se deseja. A composição corporal irá variar de acordo com o tipo de esporte desempenhado por atleta. Em alguns casos como as ginastas, é preciso ter um corpo bem leve para que as acrobacias possam ser realizadas com facilidade, já no judô os atletas podem ter um pouco mais de massa corporal desde que não ultrapassam o limite de peso exigido pelo categoria. Sendo assim, é preciso utilizar a alimentação e a atividade física para poder otimizar a composição corporal. Por que é importante beber uma boa quantidade de água por dia? A hidratação corporal é necessária para que o organismo possa desempenhar as atividades vitais. A desidratação no atleta pode gerar grave problemas como tontura, fraqueza, desmaios que podem levar o atleta a interromper o exercício para poder buscar auxílio médico. Recomenda-se que o atleta não espere sentir sede para beber água, é preciso beber água sempre para evitar a desidratação. Alguns atletas se submetem a desidratação para perda de peso rápida, nesse caso é preciso acompanhamento médico para evitar problemas graves. O corpo do atleta deve ser bem cuidado e preservado. Para que o atleta consiga realizar o máximo de sua performance, ele retira do corpo a energia que precisa, e para isso é necessário que o corpo esteja saudável. A alimentação equilibrada e saudável é fundamental no bom desempenho corporal exigido pelos esportes, além de evitar uma série de doenças.










O que são transtornos alimentares?

Os transtornos alimentares prevalecem sobretudo entre  adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida – seja a restrição da comida ao ponto de passarem fome, o ou excesso de comida ao ponto de ficarem obesos –, como forma de ganhar controlo sobre alguns aspectos das suas vidas.

Algumas formas comuns de transtorno alimentar: a Anorexia Nervosa é uma condição em que as pessoas restringem a ingestão de comida, às vezes para valores tão baixos como 300 calorias por dia; a Bulimia Nervosa caracteriza-se por períodos de indulgência em grandes quantidades de comida para depois vomitar ou usar laxantes para eliminar a comida do corpo; o Transtorno de Compulsão Alimentar e  excesso compulsivo de alimentação ocorre quando as pessoas comem em demasia mas não purgam a comida e ganham peso em excesso e a Ortorexia é a obsessão doentia por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial. Qualquer um destes transtornos alimentares tem conseqüências nutricionais muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos.



Alimentação correta antes e depois do treino

Quando a gente começa a malhar, cria expectativas bem altas. Achamos que, saindo do sedentarismo e indo na academia umas três vezes por semana vamos conquistar o corpinho da Sabrina Sato. O problema é que, começamos com a nossa “rotina” de exercícios e não vemos o ponteiro mudar de lugar, as medidas mudarem e nem as roupas caírem…
Depois de algum tempo, descobrimos que a “saga” em busca da vida saudável e, às vezes do corpo perfeito, não é tão simples assim. Nosso corpo PRECISA se movimentar, se exercitar… mas ele também precisa de COMBUSTÍVE
Muitas pessoas que estão de dieta acham que não se alimentar é o caminho correto para a perda de peso e muitas vezes se exercitam sem comer nada antes… grande erro!

Para vocês terem uma idéia, a alimentação correta antes do treino ajuda a evitar a fadiga muscular, perda de massa magra e a hipoglicemia. O ideal é consumir, 30 minutos antes da atividade, algum carboidrato (primeira fonte de energia que o nosso corpo busca). Se antes de treinar a gente ingerir proteína ou ficar em jejum os músculos tornam-se o combustível do nosso corpo e a gente acaba perdendo massa magra.


18 de set de 2012

Alimentos que queimam gordura!


Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo facilitando a queima de gorduras. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes, devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, pois sozinhos não têm nenhum efeito no organismo.
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações:

Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.
- Gengibre: Pelo menos 1 pedaço de 2cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.
- Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.
- Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. 
- Canela: 1g duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maça ou banana.
- Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.
Estes são os alimentos considerados mais termogênicos, mas a lista não para por aí. Outros também entram na lista: laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau, etc), algas, soja, brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve, acelga e até derivados de chocolate cominho, mostarda, cebola, alho e curry.
Apesar de naturais, uma atenção especial deve ser dada aos hipertensos e/ou cardiopatas, gestantes e lactantes, pessoas com hemorróidas e com o aparelho digestivo sensível. Assim, uma avaliação nutricional prévia se faz necessária, uma vez que o exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.